ARTIGOS

Doação de Órgãos todos os dias

Os rins são responsáveis pela filtração do sangue e eliminação de substâncias produzidas pelo metabolismo do organismo. Dentre as doenças que acometem os rins, a hipertensão e o diabetes são as principais causas de perda da função renal, levando a doença renal crônica.

A função renal é medida através do clearance de creatinina Quando se atinge níveis bastante reduzidos de função dos rins e os mesmos já não são capazes de manter a homeostase (equilíbrio do organismo) de uma maneira eficaz, um tratamento substitutivo renal deve ser iniciado para salvar e manter a vida do ser humano. Esse tratamento pode ser feito através de diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal) ou transplante renal.

No Brasil, atualmente, existem por volta de 100.000 pessoas realizando tratamento dialítico. No caso da hemodiálise, o tratamento é realizado em sessões que duram normalmente 4 horas e são realizadas 3 vezes por semana. O tratamento é realizado por tempo indeterminado e é de fundamental importância que seja realizado sem faltas para que possa manter a vida do paciente com qualidade. A diálise peritoneal é realizada através da membrana peritoneal, com a infusão de líquido dentro da cavidade abdominal. Esse tipo de diálise é realizado continuamente, porém para o paciente existe a vantagem porque ele pode realizar esse tratamento em casa.

Existe uma informação errônea difundida e perpetuada entre as pessoas de que diálise é ruim e de que as pessoas que fazem diálise vão morrer. Esta confusão causa uma grande resistência dos pacientes quando o nefrologista propõe diálise para o tratamento porque se atribui a ela os problemas que são secundários à doença renal crônica mal tratada.

 

 



Todos os Direitos Reservados - CNS - Clínica de Nefrologia de Serrinha-Hemodiálise
Rua Álvaro Augusto, 500, Centro, Serrinha-Ba - Tel: (75) 3261-2453/6199